Cappuccino

Espresso longo, pitadas de chocolate meio amargo e nosso leite cremoso

16/11/2011

IL Barista vence etapa pernambucana do Campeonato Brasileiro de Barista

Jonatahas Souza, da cafeteria Il Barista foi o número um do torneio que aconteceu Centro de Convenções de Pernambuco

A etapa regional do Campeonato Brasileiro de Baristas chegou ao fim no Recife divulgando o nome do seu campeão. Jonatahas Souza, da cafeteria Il Barista foi o número um do torneio que aconteceu entre os dias 9 e 11 durante a Fispal Food Service, no Centro de Convenções de Pernambuco.

O vencedor recebeu a maior pontuação em relação ao tempo de preparo dos quatro espressos, quatro cappuccinos, além de quatro bebidas autorais. Também foram analisados outros itens como cor e espessura da crema dos espressos, sabor equilibrado das notas do café, o correto preparo do cappuccino feito à moda italiana observando aparência da coroa na bebida, consistência do creme e sabor equilibrado entre o leite e o café, bem como a harmonização feita com o café nos drinks autorais.

A próxima etapa agora para o barista é a sua preparação para a etapa nacional que acontece em fevereiro de 2012, em São Paulo. Até lá, Jonatahas conta que pretende estudar a criação de outro drink, além de buscar conhecer novas técnicas. “ Durantes esses meses que faltam para o nacional eu quero aprimorar meus conhecimentos e estar atento a todas as novidades e detalhes do mercado de cafés”, destaca o barista.

O drink campeão foi apelidado de Doce Pimenta, por levar além do café, pimenta salteada no leite vaporizado e uma ganache de chocolate. “Utilizei o café Maestro do Il Barista  que é do Sul de Minas, possui corpo médio, doçura natural e baixo teor de acidez, o que equilibra muito bem com a pimenta”, explica Jonatahas. 

Para os que ficaram com água na boca a boa notícia é de que a bebida estará a venda no cardápio Il Barista do Shopping Recife temporariamente como drink campeão até o mês de dezembro ao preço de R$9,00. Mas você também pode tentar fazer este drink em casa. Se atente às dicas do barista, seguindo a receita abaixo:

Ingredientes:

- 1 ganache de chocolate( misturar 180 gramas de chocolate ao leite derretido com 100 granas de creme de leite. Separar 2 colheres de sopa para montar nas taças).

- 35 ml de café Maestro ou 1 xícara de café pequeno feito em casa, bem forte.

- 100 ml de leite vaporizado ou servido quente batido num mixer ou numa cremeira( os dois são vendidos em lojas de utensílios).

- Acrescente a pimenta partida ao meio com três cortes e saltei-a ao leite.

Montagem do drink na taça

- 2 colheres de ganache;

-acrescente o leite já salteado com a pimenta e coloque o café bem devagar. Quando for beber, mexa bem com uma colher. Sirva com um pedaço de chocolate ao leite que, após o primeiro gole deverá ser colocado embaixo da língua que ajudará a suavizar a pimenta da bebida.

Perfil Jonatahas Souza - O jovem possui 22 anos e apenas 2 anos de carreira como barista. Sua primeira formação é bartender e acredite, foi graças à esta atividade que ele chegou ao mundo do café. Jonatahas conta que um dia estava a procura de um posicionamento no mercado quando a mãe de uma grande amiga sua, sabendo da abertura de uma cafeteria cultural na cidade, o indicou para uma vaga existente, acreditando se tratar de uma vaga para bartender, quando na verdade era de barista. Ele foi atrás, ficou sabendo do equívoco, mas pediu para que lhe ensinassem o que deveria fazer que ele desempenharia a função com muita dedicação. A partir daí ele fez seu primeiro curso de barista  na Coffee Center, se apaixonou pela profissão e não parou mais de se ater aos detalhes da xícara perfeita . Em menos de um ano surgiu a oportunidade de participar da chegada da grife de cafés paulista Il Barista no Recife, onde ele está até hoje.

Autor: ACBB

CASA - CAFÉ BISTRÔ - TORREFAÇÃO - ESCOLA DE CAFÉ
Rua do Consórcio, 191
Vila Nova Conceição
São Paulo, SP
(11) 2538-1155

Segunda a Sexta das 08h às 19h
Sábado das 09h às 18h
Domingo e Feriados das 10h às 18h
CIDADE JARDIM - BOUTIQUE
Av. Magalhães de Castro, 12.000 - 2° Piso
Cidade Jardim Shopping
São Paulo, SP
(11) 3198-9318

Segunda a Sábado das 10h às 22h
Domingo e Feriados das 12h às 20h
MORUMBI SHOPPING - BOUTIQUE
Av. Roque Petroni Jr., 1.089 - Piso Térreo
Morumbi Shopping
São Paulo, SP
(11) 5183-9323

Segunda a Sábado das 10h às 22h
Domingo e Feriados das 12h às 20h
SHOPS JARDINS
Rua Haddock Lobo, 1626 - Piso Térreo
CJ Shops Jardins
São Paulo, SP
(11) 3198-8262

Segunda a Sábado das 10h às 22h
Domingo e Feriados das 12h às 20h
SANTOS – CAFETERIA DO MUSEU DO CAFÉ
R. Quinze de Novembro, 95
Centro
Santos, SP
(11) 3219-7069

Terça a Domingo, das 9h às 18h
Feriados das 9h às 18h
© IL Barista 2024. Todos os direitos reservados. Estudio Copacabana Estúdio Copacabana