13/03/2018

Thiago Sabino é profissional obstinado por cafés

Thiago Sabino é o campeão do Campeonato Brasileiro de Baristas 2018. Dedicado, o barista já se prepara para o Campeonato Mundial, que será realizado em Amsterdã, na Holanda, em junho.

Vencedor do Campeonato Brasileiro de Baristas 2018, Thiago Sabino (31) é um profissional que se destaca por querer sempre fazer bem feito. Obstinado por cafés, tornou-se barista em 2009 e, desde então, corre em busca da excelência profissional. Não à toa, seu currículo ostenta troféus nacionais e internacionais que o ajudaram a conquistar o título de campeão em 2018.

Em 2014, conquistou a primeira colocação no Campeonato Brasileiro de Baristas e no Campeonato Coffee Good Spirits.  Thiago também foi o 10º melhor barista do mundo no campeonato mundial de 2014. Já em 2017, ficou entre os três vencedores no Campeonato Brasileiro de Barista. Todas essas vitórias foram alcançadas à base de muito treinamento, pesquisa e estudo. Trabalho árduo, constante e, muitas vezes, às custas do sono e do descanso.

“Eu não tomava café até conhecer Silvia Magalhães, em 2009, quando ela me ajudou muito com cursos, puxões de orelhas e apresentou pessoas incríveis como Claudia Valeriano, Edgard Bressani, Felipe Croce, Tabatha Creazo, Gelma Franco, Hugo Silva e Luiz Gomes. Em meio a tudo isso, percebi que eu tinha um novo amor, chamado café e, então, comecei a ter sonhos, como conhecer fazendas, entender melhor o trabalho dos produtores e participar de campeonatos. Foi aí que me entreguei de corpo e alma ao café”, comenta Sabino.

Em 2018, a dedicação de Thiago Sabino para o Campeonato Brasileiro de Baristas não foi diferente. Em meio ao processo de abertura de uma nova unidade da cafeteria IL Barista, na qual está desde 2015, o profissional recebe a notícia do certame e, para se preparar, teve que dividir seu tempo entre treinamento e abertura da nova loja. “Resumindo: trabalhava no período da manhã até o final da tarde e treinava no período da noite, e muitas vezes dormi na cafeteira”.

Tanta dedicação resultou na primeira colocação no Campeonato Brasileiro de Baristas 2018.  “Uma sensação única. Talvez eu não consiga expressar o real sentimento em palavras, mas tive a sensação de gratidão, dever cumprindo, realização de um sonho, merecimento, amor, paixão, vontade de chorar por todo o esforço entregue a cada segundo nos meus treinamentos”, expressa Sabino. E o barista já começou a se preparar para o Campeonato Mundial, que será realizado em Amsterdã, na Holanda, em junho. “Estamos nos primeiros passos. Em breve irei realizar um cupping para definir o café, em conjunto com grandes profissionais que admiro muito”.

Apoios fundamentais

Thiago Sabino comenta que, para a vitória, o apoio do IL Barista foi fundamental, já que ele teve um espaço exclusivo para treinamento com total liberdade, todos os custos da competição pagos, “além da insistência da Gelma Franco para que eu competisse”.

“Para esse último campeonato, achei de extrema importância a ajuda de algumas pessoas: Gelma Franco, Boram, Ensei Neto e Hugo Silva – na avaliação do meu espresso – e, claro, a minha coach Tabatha Creazo. Não existem palavras para descrever o quanto Tabatha me ajuda sempre. Não posso esquecer também da confiança do produtor Luiz Saldanha e todo o ensinamento que o mesmo me passou sobre sua produção de cafés especiais”.

A empresária Gelma Franco, do IL Barista Cafés Especiais, acredita no potencial dos seus colaboradores e, desde 2015, investe na capacitação de seus baristas com treinamentos, visitas a fazendas de café e workshops. Para a empresária, é importante criar um time de campeões, ou seja, profissionais capacitados e apaixonados pelo que fazem.

“É muito complexo fazer a escolha dos cafés que irão compor as bebidas. Desenvolver o perfil de torra ideal, o tempo de extração e elaborar a bebida de assinatura, que deve ser harmônica e destacar as características do café escolhido, requerem muito tempo e dedicação. Sem contar que a apresentação, nos campeonatos, deve ser orquestrada e cronometrada com precisão”, comenta Franco.

Importância dos Campeonatos

Para Thiago Sabino, os campeonatos de baristas são uma oportunidade para divulgar e valorizar a profissão. Já Gelma Franco diz que “ser campeão brasileiro é ser o embaixador do nosso café no mundo. É levar com autoridade o nosso melhor. É mostrar para todos que, além de termos cafés excelentes, com terroirs incríveis, que sabemos, também, extrair o melhor desses cafés, transformando-os em uma bebida perfeita, com poder de agradar diferentes paladares ao redor do mundo”.

Luiz Salomão, da empresa BUNN, juiz há oito anos e um dos juízes principais do Campeonato Brasileiro de Baristas 2018, comenta que “o Brasil certamente está no caminho certo e produzindo grandes competidores, como é o caso do Thiago Sabino, que já tem experiência em outros campeonatos e certamente será um grande representante para o nosso país e para os nossos cafés. Nossa missão é ajudar a ele e aos outros competidores a seguirem melhorando, treinando, estudando e aprimorando suas capacidades para não só criarmos campeões, mas também garantir que os esforços dos produtores sejam replicados de forma profissional nas xícaras de café consumidas pelo país afora”.

Para Vanúsia Nogueira, diretora da BSCA, organizadora dos Campeonatos Brasileiros de Baristas, “os Campeonatos de Barismo promovidos pela BSCA são uma oportunidade para os baristas brasileiros se aprimorarem tecnicamente. Somente um barista é consagrado campeão em cada modalidade, mas todos os participantes se beneficiam imensamente da troca de experiências entre os competidores e do feedback proporcionado pelos juízes.”

Autor: BSCA

SHOPPING VILA OLÍMPIA
Rua Olimpíadas, 360 - 3º Piso Lj 405
Vila Olímpia
São Paulo, SP
(11) 3045-8191
MORUMBI SHOPPING
Av. Roque Petroni Jr., 1089 - Piso Lazer
Morumbi Shopping
São Paulo, SP
(11) 5181-4784
ITAIM
Rua Dr. Mário Ferraz, 414
Casa do Saber
São Paulo, SP
(11) 3297-7131
ALTO DE PINHEIROS
Av. Gal Furtado Nascimento, 66
Alto de Pinheiros
São Paulo, SP
(11) 2565-3840
FARIA LIMA
Av. Brg. Faria Lima, 2113
Jardim Paulistano
São Paulo, SP
(11) 2565-1505
VILA NOVA CONCEIÇÃO
Rua do Consórcio, 191
Vila Nova Conceição
São Paulo, SP
(11) 2538-1155
RIO DE JANEIRO
R. Visc. de Pirajá, 459A
Ipanema
Rio de Janeiro, RJ
(21) 3541-4706
SANTOS – CAFETERIA DO MUSEU DO CAFÉ
R. Quinze de Novembro, 95
Centro
Santos, SP
(11) 3219-7069
© IL Barista 2018. Todos os direitos reservados. Estudio Copacabana Estúdio Copacabana