
O brasileiro está acostumado a tomar café em padarias, cafeterias, uma onda que surgiu nos anos 2000. Agora, chegou a vez da gourmetização do café. É que o consumidor está cada vez mais exigente.
Uma empresária que não entendia nada de café, por exemplo, tem hoje oito lojas especializadas na bebida. E com um detalhe: ela só trabalha com cafés especiais. A Gelma Franco conta que descobriu que não tínhamos lugares para tomar café de excelente qualidade e isso a fez ficar muito curiosa. Ela acabou virando empreendedora do negócio.
"Descobri que não tínhamos lugares com esse acesso de tomar cafés com excelente qualidade como expresso", conta Gelma Franco.
Tudo começou quando Gelma viajou para a Bélgica em 2002 e lá perguntaram como gostaria de beber o café. De volta ao Brasil, Gelma começou a pesquisar e estudar o mercado do café. E com R$ 450 mil montou em 2003 a primeira boutique de café, onde só serve cafés especiais, produzidos por pequenos produtores.
"Entrei em uma cafeteria para me aquecer, estava muito frio. E lá recebi duas perguntas muito diferentes para mim: 'como você quer seu café? e 'que tipo de café você quer tomar?'. Então foi muito diferente escutar isso", conta a empresária.
O ticket médio é mais alto do que se cobra numa cafeteria tradicional, mas a clientela paga pela experiência. Para o consumidor conhecer a diferença dos vários tipos de café, Gelma criou um tipo de degustação, “o cupping”, como ela batizou o ritual. Funciona aos sábados, numa das cafeterias em São Paulo.
Durante a degustação o consumidor registra as sensações num formulário. Hoje, a empresária tem oito boutiques de café. Para formar mão de obra especializada, ela criou há um ano uma escola que com os segredos do café.
IL BARISTA – UNIDADE VILA NOVA CONCEIÇÃO
Rua do Consórcio, 191 - Vila Nova Conceição
São Paulo / SP – CEP: 04535-090
Telefone: (11) 2538-1155
Site: www.ilbarista.com.br
MUSEU DO CAFÉ
Rua Quinze de Novembro, 95 – Centro
Santos / SP – CEP: 11010-150
Telefone: (13) 3213-1750
Site: www.museudocafe.org.br
Autor: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
02/04/2018
Gelma Franco abre a primeira loja de rua do Il Barista
Na nova filial montada pela empresária, haverá escola certificada pela SCA e os clientes podem provar o café antes da compra dos grãos ou do pó
13/03/2018
Thiago Sabino é profissional obstinado por cafés
Thiago Sabino é o campeão do Campeonato Brasileiro de Baristas 2018. Dedicado, o barista já se prepara para o Campeonato Mundial, que será realizado em Amsterdã, na Holanda, em junho.
10/03/2018
Café com o campeão
Confira a programação
16/11/2017
Confira onde beber café gelado e outras dicas de quitutes na cidade
A novidade da rede Il Barista para a estação é o ‘Cold Brew Coffee com Leite’